Japão consegue religar energia em usina nuclear afetada por terremoto

Imagem de satélite mostra a usina de Fukushima nesta sexta-feira (18) (Foto: Reuters)
Engenheiros japoneses conseguiram neste sábado (19), pelo horário local, conectar os cabos de energia à usina nuclear de Fukushima Daiichi, atingida pelo terremoto e pelo tsunami de 11 de março, em uma tentativa de conter o vazamento radioativo que ameaça se transformar em um acidente de proporções maiores.

A Tokyo Electric Power Co (TEPCO) afirmou que a linha de transmissão externa foi conectada e que ela já pode fornecer eletricidade.
O próximo passo será checar se os equipamentos de resfriamento dos reatores estão funcionando, para então tentar reiniciá-los, dando prioridade aos equipamentos usados para o resfriamento. Pela ordem, eles seriam religados nos reatores 2, 1, 3 e 4. Isso ocorreriam ainda neste sábado.

Quase 300 engenheiros que trabalham dentro do raio de 20 quilômetros que foi isolado pelas autoridades devido à radiação estavam focados em conseguir religar a energia das bombas de água.
Se isso funcionar, será um ponto de virada na tentativa de conter o grava acidente nuclear na usina, a 240 km da capital do Japão, Tóquio.
O fato de terem religado a energia, no entanto, não exclui outras opções para a usina nuclear, incluindo enterrá-la debaixo de areia e concreto - mesmo método empregado em Chernobyl em 1986 para selar vazamentos enormes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário