Ator Forest Whitaker é nomeado embaixador da Unesco

O ator americano Forest Whitaker, que em 2007 ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua interpretação do ditador ugandense Idi Amin em O Último Rei da Escócia, foi nomeado, nesta terça-feira (21), embaixador da boa vontade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Forest Whitaker, posada, átomo. Foto: Getty Images
Na entrega do título, que aconteceu na sede da entidade, a Unesco exaltou a carreira de Whitaker, premiado como melhor ator no Festival de Cannes em 1988 por Bird, dirigido por Clint Eastwood, mas também por sua ampla trajetória humanitária.
O ator, que conta em sua filmografia com célebres interpretações em obras como Traídos pelo Desejo, de Neil Jordan, e Smoke, de Wayne Wang e Paul Auster, participou de diferentes iniciativas para ajudar às crianças-soldado na África, contra os abusos a adolescentes e para defender os direitos dos animais.
Além disso, foi o produtor-executivo do documentário Kassim the Dream, que narra a vida de um ugandense sequestrado pelas milícias rebeldes que foge para os Estados Unidos, onde chega a conquistar o título de campeão do mundo de boxe juvenil e a conseguir um futuro como profissional da modalidade.
Natural de Los Angeles, Whitaker colabora com a ONG Hope North, que se ocupa, entre outros assuntos, de ajudar crianças e adolescentes em Uganda, e é integrante da organização Peta para a proteção dos direitos dos animais

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário