Chapéus e enfeites de cabelo dão elegância às mulheres de Cordel Encantado

Úrsula não dispensa um acessório na cabeça e Ternurinha abusa dos chapéus (Foto: Cordel Encantado/Tv Globo)
Úrsula não dispensa um acessório na cabeça e Ternurinha abusa dos chapéus
Tanto em Seráfia como em Brogodó, as mulheres usam e abusam dos chapéus e enfeites para o cabelo. Os acessórios são tradicionais em uma novela de época, mas também podem ser usados nos dias de hoje.
Úrsula (Débora Bloch) e Ternurinha (Zezé Polessa), por exemplo, têm os chapéus mais marcantes. Os acessórios que a duquesa usa na cabeça são, na verdade, chamados fascinators. Enfeites sofisticados, com materiais delicados como plumas e penas, que seriam uma espécie de chapéus pequenos, como explica a figurinista Marie de Salles.
Já os da Ternurinha são enormes e chamativos. “Como a intenção da primeira dama é ser tão chique quanto a duquesa, ela usa de todos os artifícios que pode. E como ela é exagerada, seus chapéus são verdadeiras instalações”, conta Marie.
Para a confecção dos chapéus de Cordel Encantado, foi montado um ateliê com o estilista Denis Linhares, que trabalha há anos como chapeleiro. Ele passou três meses desenvolvendo os acessórios de cabeça junto aos figurinistas da novela. “Os fascinators de Úrsula são totalmente atuais e contemporâneos. A prova disso foi o casamento real do príncipe William e Kate Middleton”, comenta Denis. Ele acrescenta que Cordel Encantado trouxe ainda mais destaque para os chapéus, que hoje em dia estão totalmente em voga. “Hoje é moda usar chapéu. É legal, divertido”, afirma Denis.
Karla Monteiro, também figurinista da novela, aponta que os chapéus podem ser usados em várias ocasiões hoje em dia. Em casamentos, o acessório já é tradição e pode-se abusar da criatividade, com materiais mais ricos e maiores.
Para o dia a dia, Karla acredita que o ideal é ser mais discreta, com modelos mais simples, sem deixar o charme de lado. Ela ainda dá uma dica essencial para ficar elegante com um chapéu: ter atitude. “Se está triste e para baixo, não ponha um chapéu na cabeça!”, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário