O vigilante do consulado sofreu queimadura após ter sido atingido pelo artefato recebeu atendimento e prestou depoimento na delegacia da Gomes Freire (5ª DP), informou a Polícia Civil.
A manifestação, em protesto a visita do presidente americano Barack Obama, foi convocada através do site do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados), que também programou protestos em Brasília. De acordo com Ricardo Tavares, um diretores do PSTU do Rio, o protesto foi organizado pelo partido em parceria com sindicatos de classe. Ele disse que a bomba que atingiu o Consulado dos EUA não partiu dos manifestantes.
- Eu controlei pessoalmente a manifestação. A bomba não partiu dos nossos manifestantes. Provavelmente tinha alguém infiltrado entre nós. Somos todos trabalhadores e estudantes que não concordam com a visita de Barack Obama.
O Batalhão de Choque foi acionado para controlar a manifestação. Os detidos foram levados para a delegacia da Gomes Freire (5ª DP). De acordo com o coronel Lima Castro, relações-públicas da PM, os militantes estavam "exaltados". O consulado informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que, por volta das 19h50, a situação já havia sido controlada.
De acordo com o Batalhão da Praça Tiradentes (13ª BPM), um vigilante do prédio foi ferido e pelo menos 13 pessoas foram detidas. O protesto foi motivado pela visita do presidente americano, Barack Obama, ao Brasil, que começa neste sábado (19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário