Record enfrenta crise de audiência na dramaturgia

Pois bem, já estamos no ano de 2011, muitas novelas estreando, muitas terminando, outras conquistando o carinho do público, mas algumas...  Bom, algumas ainda estão escondidas atrás de investimentos, promessas e até de sonhos, com resultado zero, sem repercussão e pouca audiência.
Tem emissora por aí que investe em reprises, em telenovelas mexicanas, já outras, em inéditas e remakes, e uma, com altos sonhos, investe na "inovação".
Bom, essa que foi citada por último, leva o nome de REDE RECORD, exatamente o canal que há alguns anos vem investindo em sua teledramaturgia e até algum tempo atrás o resultado foi sempre satisfatório. Mas tem um porém aí nessa história, um grande obstáculo.
Muitos sabem que a Record em 2004-2005 obteve um grande avanço, principalmente neste ramo de novelas, realizando investimentos milionários, fazendo grandes contratações e com ótimas idéias "saindo do papel".
O resultado alcançado foi espetacular, podemos dizer. E seu sucesso foi sendo tracejado, até que suas novelas chegaram ao auge da repercussão e batendo recordes atrás de recordes, tanto na audiência, quanto no faturamento e carinho do público.
Mas como o sucesso, em muitos casos, inclusive nesse, subiu à cabeça. E infelizmente, destruiu tudo conquistado até o momento, inclusive o respeito e admiração.
Lembram de Caminhos do Coração? E de "Os Mutantes"? Ou será que alguém ainda consegue lembrar, aliás, esquecer de "Promessas de Amor"?
Acredito que não, pois foi exatamente essas duas últimas tramas citadas, que "destruíram" a teledramaturgia da Rede Record. Isso mesmo, foi a partir daí que o sucesso subiu à cabeça e o então autor da casa Tiago Santiagoresolveu dar continuidade ao 1º sucesso da trilogia dos mutantes.
O motivo: A alta audiência, repercussão e o espaço conquistado na mídia. Mas não era hora de fazer o que foi feito, enfiar os pés pelas mãos, mas sim, dar continuidade ao sucesso através de outra maneira, investindo em novas tramas com certa periodicidade e tentando consagrar os horários de exibição, coisa que nunca foi feito, e tudo, com muita calma.
A palavra é essa, CALMA, coisa que a Record nunca teve, e foi isso que fez o "bolo desandar", faltou a bendita paciência na emissora, faltou eles pensarem duas vezes antes de fazer o que fizeram.
E as conseqüências estão vindo agora. Perda de inúmeros atores, queda significativa na audiência e repercussão zero.
A Record não soube aproveitar a chance que teve, essa que eu digo é em relação aos seus contratados, aos seus investimentos e por aí vai.
Pra que centenas de atores se não existe tramas para serem encaixados? Pra que longa duração nas novelas se o publico cansa rápido? Pra que altos investimentos se não tem boas idéias?
A obsessão pela tão desejada liderança fez a qualidade das novelas da emissora cair ano após ano. E toda essa divulgação que a Record adora fazer sobre o crescimento em audiência de suas tramas, não é verdade:
2004 - 19h30 - A Escrava Isaura - 13
2005 - 19h30 - Prova de Amor - 17
2008 - 21h30 - Amor e Intrigas - 12
2006 - 22h00 - Cidadão Brasileiro - 11
2007 - 22h30 - Vidas Opostas - 13
2008 - 22h30 - Caminhos do Coração - 15
2008 - 21h45 - Os Mutantes - 14
2009 - 22h30 - Chamas da Vida - 14
2009 - 21h30 - Promessas de Amor - 09
2009 - 22h30 - Poder Paralelo - 11
2010 - 22h00 - Bela, a Feia - 10
2011 - 22h15 - Ribeirão do Tempo - 11
2011 - 19h00 - Rebelde - 09
Um dos motivos que podem ser levado em conta é a enorme duração das tramas.
Mas porque isso? Não é muito melhor ter uma novela curta, leve e bem feita do que uma enorme novela sem graça e arrastada?
E a tendência é só piorar, tendo em vista que novelas passadas do canal sempre subiram na audiência em sua reta final ao contrário de "Ribeirão do Tempo", atual trama, que a um mês de terminar vê seu Ibope só cair, perdendo até mesmo a vice-liderança que ainda consegue segurar com muito suor!

Um comentário:

  1. tendo em vista a queda massiva de audiencia no ultimo mes de ribeirão do tempo, é correto afirmar que o motivo absoluto é culpa da Igreja Universal. Neste ultimo mes na reta final de audiencia a igreja entrou em um proposito do dia 28 até o dia 17 em que os membros(inclusive o corpo da igreja) não poderiam ver ou assistir televisão ou radio, ou mesmo navegar na internet. Tudo embusca de um maior esclarecimento espiritual. Proposito datado para terminar hoje no dia 17, se procurar os posts de ibope da record notará que está queda teve inicio exatamente a partir do dia 28, e se for mais adiante notara que a globo sofre tambem uma leve queda, quando na verdade era pra crescer com a perda de ibope da record.

    ResponderExcluir